
O prazo para que Micro e Pequenas empresas, além dos Microempreendedores Individuais (MEIs), façam sua adesão para a plataforma eSocial foi prorrogado até novembro de 2018. O prazo inicial era para o dia 16 de julho de 2018, porém, foi estendido pelo Comitê Diretivo do eSocial.
O eSocial é uma plataforma digital unificada que facilita a declaração de informações das empresas para o fisco, incluindo todos os dados sobre seus funcionários e facilitando o pagamento de tributos.
Saiba quais empresas devem fazer a adesão e como isso pode ser realizado neste texto que preparamos para você. Confira!
Quem deve aderir ao eSocial
A adesão das empresas para o sistema do eSocial é realizada de maneira escalonada, ou seja, por etapas. As empresas que irão ingressar na plataforma até novembro tem até o prazo final para entregar as três fases de prestação de informações a ser implementadas na plataforma.
O eSocial é vantajoso tanto para as empresas, para os contadores e para o fisco, agilizando, dando mais precisão e segurança para o processo de prestação de contas. Na prática, até 15 processos e guias que antes eram preenchidas de forma separada serão declaradas de maneira unificada para as autoridades fiscais. Dentre eles, a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
Vantagens e fases
Com isso, a burocracia na prestação de contas sobre funcionários irá diminuir, facilitando o pagamento dos impostos. Na primeira fase da implantação, a empresa precisa enviar dados do empregador. Na segunda fase, a empresa passa a cadastrar na plataforma dados sobre o vínculo entre funcionários e a empresa. Na terceira fase, que se encerra em novembro de 2018, o empregador precisa submeter no sistema os dados da remuneração dos funcionários e as respectivas folhas de pagamento.
Há ainda uma quarta etapa, em que serão inseridos dados sobre segurança e saúde do trabalhador na plataforma, substituindo a guia GFIP (Guia de Informações à Previdência). Para MEIs e contribuintes empresariais rurais, a adesão ao eSocial só será possível a partir de janeiro do ano que vem.
O eSocial já é realidade e infelizmente muitas empresas não estão se preocupando em adequar seus sistemas, processos e capacitar a sua equipe para este assunto. Muitos vão começar a tomar providências quando alguma multa for de fato aplicada.
Seja diferente, compartilhe com a sua empresa e colegas as consequências por não estar preparado, não conte com a sorte, esteja um passo à frente neste assunto. Se você procura um treinamento completo onde possa aprender de um jeito simples e descomplicado tudo que envolva o eSocial, desde eventos a serem enviados, leiaute, novas obrigações e até um plano de ação de como implantar o eSocial na empresa ou no escritório contábil, nós recomendamos um treinamento super completo para você. Clique aqui e conheça!
Fonte: Jornal Contábil
Deixe seu comentário